fbpx
28/08/2024

Abramepo participa do III Congresso Brasileiro de Medicina da Obesidade!

O presidente da Abramepo, Eduardo Teixeira Costa, foi um dos convidados a palestrar no III Congresso Brasileiro de Medicina da Obesidade, que ocorreu em conjunto com o II Congresso Brasileiro de Andropausa e Menopausa, I Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia do Exercício e do Esporte e I Congresso Brasileira de Medicina da Longevidade, que reuniu os maiores especialistas destas áreas do Brasil, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca.

Teixeira fez duas palestras: uma sobre Procedimentos Estéticos para o Paciente Pós-Bariátrico e outra sobre O Papel da Pós-Graduação na Nova Realidade da Medicina no Brasil. “Fui convidado como presidente da Abramepo para falar sobre a importância da pós-graduação para a especialização de médicos no momento atual da Medicina”, explica o cirurgião.

Cerca de 800 médicos participaram do Congresso, muitos dos quais enfrentam problemas semelhantes aos membros da Abramepo, que não conseguem divulgar suas especializações sem serem submetidos a uma situação vexatória imposta pela nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que obriga a publicação do termo “NÃO ESPECIALISTA” junto à especialidade.

Teixeira explicou que, diante da redução drástica e sistemática das vagas de residência médica e da evolução da medicina, os cursos de pós-graduação validados pelo MEC são uma alternativa à formação de especialistas. “Se já não há vagas para todos os médicos que se formam, imagine para profissionais que buscam uma segunda ou terceira especialização. Também é impraticável imaginar que um médico que já atua e pretenda se atualizar abandone suas atividades para voltar à residência médica. A Medicina evoluiu, mas a formação de especialistas está parada no tempo”, comentou Teixeira.

Além de Teixeira, outros membros da Abramepo participaram do Congresso, dentre eles o vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica (CBCP), Paulo Martin, e os médicos José Carlos Caruso e Gerson Alves.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *